ROOT EM DISPOSITIVOS ANDROID






Apesar de não ser uma prática amplamente difundida entre usuários, fazer root permite controlar e personalizar ainda mais um dispositivo Android. As vantagens incluem desde deletar apps pré-instalados de fábrica até modificar totalmente o visual do sistema de acordo com o gosto do usuário. No entanto, o procedimento ainda gera controvérsias, principalmente quando o assunto é segurança.

Segundo a equipe de experts da PSafe, o primeiro ponto negativo da prática é o fato de não ser oficializada pelo Google e de algumas fabricantes até invalidarem a garantia caso o aparelho passe pelo processo. Apesar de em alguns casos ser possível reverter o root, as assistências técnicas já possuem meios de verificar se o celular passou pelo procedimento. Dessa forma, se um smartphone vier a desenvolver qualquer outro tipo de problema após o root, o conserto muito provavelmente não será coberto pela garantia.

Além disso, de acordo com o especialista em análise de malwares da PSafe, Thiago Marques, o smartphone também se torna mais vulnerável. “Quando não há root no dispositivo, mesmo após a invasão ter ocorrido, um malware não terá acesso a todas as áreas e funções do celular. No caso de smartphones em que a prática foi adotada, o acesso é total”, afirma. Outro ponto negativo é que já foram localizados vários softwares maliciosos, como o PowerOffHikack, que só atacam dispositivos que passaram pelo root.

E, se um dos benefícios mais interessantes desse procedimento é apagar todos os apps e arquivos que desejar, por outro lado, essa é uma das ações mais perigosas relacionadas a ele. Afinal, o usuário pode deletar algum arquivo essencial por engano, inutilizando por completo o seu dispositivo.

Não há dúvidas de que a prática do root traz benefícios, principalmente relacionados a um controle maior do seu smartphone. Por meio dele, é possível apagar apps que vêm de fábrica junto com os aparelhos, modificar o consumo da bateria ou ainda melhorar o processamento do smartphone. No entanto, segundo o programador Android da PSafe, John Campanaro, já é possível encontrar apps capazes de oferecer benefícios sem a necessidade de root. “O sistema Android já oferece opções de funcionalidades e personalização com aplicativos disponíveis na Play Store”, aconselha Campagnaro. Um exemplo, segundo ele, é o PSafe Total Android, que possui a funcionalidade de liberar espaço e otimizar desempenho do celular, sem a necessidade de um root.

Nenhum comentário:

Postar um comentário